Windows + R: Executando comandos como Administrador no Windows 8

Após migrar para o Windows 8, o Menu iniciar foi removido e ainda me sinto um pouco perdido neste “novo” mundo. Por conhecer alguns atalhos de teclado, não me senti tão perdido e não dependo tanto da interface Metro. Mas senti falta de um recurso que usava muito no Windows 7: Abrir o prompt de comando do Windows como Administrador direto da barra de pesquisa no Menu iniciar. Bastava digitar cmd no Menu iniciar e pressionar Enter, e magicamente o prompt de comando aparecia como Administrador. Que bruxaria é essa?

Nos Windows anteriores, quando não existia a barra de pesquisa, sempre abria o menu “Executar…” com a combinação Windows + R, no qual podemos abrir programas pelo nome. Ele ainda funciona e o prompt de comando abre normalmente, mas não há opção alguma para executá-lo como administrador, o que me impedia de usar muitos comandos (acho que sem privilégios administrativos o único comando que funciona é o dir e o cd, só pode…).

Procurando na internet, descobri algumas soluções, listadas abaixo:

Método 1: Pela interface Metro.

A primeira é abrir a interface Metro, digitar cmd na tela de início e, após achar o aplicativo, pressionar a combinação de teclas Ctrl + Shift + Enter ou dar botão direito nele e selecionar Executar como administrador na barra que aparecer abaixo. Se você está usando o Windows 7, esta combinação ainda funciona no Executar antigo, mas não no Windows 8.

Método 2: “Executar” do Gerenciador de Tarefas

Outra solução, que descobri sem querer no tempo do Windows XP, é abrir o Gerenciador de tarefas (Ctrl + Alt + DEL, Ctrl + Shift + Esc ou botão direito na barra de tarefas > Gerenciador de tarefas), e no menu Arquivo selecionar Executar nova tarefa.

Eu achei ambas soluções longas demais para simplesmente abrir o Prompt de comando. Comecei a ver que na verdade, o único programa que preciso iniciar com privilégios administrativos é o Prompt de comando. Para acessar diretórios (como  %temp%), o Executar do Windows 8 (Windows + R) dava conta do recado como antigamente. Então decidi que a melhor solução era fixa-lo na barra de tarefas do Windows, e mudar seu atalho para Executar como administrador automaticamente. Desabilitando o UAC, o prompt abre instantaneamente. Ótimo! Agora somente preciso me acostumar com isso (ainda!).

Método 3: Atalho na Barra de tarefas do Windows

Para poder criar o atalho na barra de tarefas, abra o Explorador de arquivos (antigo Windows Explorer) e entre no diretório C:\Windows\system32. Dê botão direito em cmd.exe e selecione “Enviar para > Área de trabalho (criar atalho)“.

Agora, volte para a Área de trabalho, dê botão direito no atalho e selecione Propriedades. Na aba Atalho, entre em Avançado… e selecione “Executar como administrador” e dê OK.

Se você quiser, ainda na aba Atalho, é possível usar uma Tecla de atalho. Uma tecla de atalho é uma opção disponível desde o Windows 98, que permite que você abra um programa usando um atalho de teclado iniciando com Ctrl + Alt + [Letra]. Se você usar X, por exemplo, ao pressionar Ctrl + Alt + x, o Prompt de comando será aberto como administrador. Eu não me acostumei com esta opção, e preferi deixa-lo somente na barra de tarefas.

Agora, arraste o atalho para a barra de tarefas, e ele se prenderá lá. Basta clicar nele para que o Prompt de comando abra como administrador e pronto para receber “ordens”.

Método 4: Por atalho no teclado (Créditos: Rafael Delgado Martins)

O Windows possui um menu secreto que aparece ao pressionarmos a combinação de teclas “Windows + X“, mostrando opções úteis para ter acesso aos principais recursos do computador (como as propriedades ou o gerenciador de dispositivos).

Após abrir o menu secreto, apenas pressione a tecla “a” do teclado para abrir o promtp de comando (não há a necessidade de pressionar alt, apesar do item aparecer com _ embaixo).


O Executar (Windows + R) ainda pode ser usado para abrir diretórios ou programas que não necessitam de privilégio administrativo. (Ou você pode ir no diretório do programa e repetir o processo que realizamos acima com o Prompt de comando. Diferente do Prompt, outros programas que não são do Windows não precisamos criar atalho, mas no próprio executável mudarmos os privilégios. O Windows não permite mudarmos as permissões diretamente no executável porque o CMD é um arquivo do sistema. Após mudar as permissões, basta chamar o executável pelo Executar e ele abrirá como administrador normalmente).

About these ads

4 pensamentos sobre “Windows + R: Executando comandos como Administrador no Windows 8

  1. Olá. Gostaria de contribuir com a matéria, compartilhando meu conhecimento. Um atalho antigo, que nos windows anteriores abria o “Windows Mobility Center” mudou no Windows 8. Este atalho é o “Windows + X”, e no Windows 8 ele abre um menuzinho com diversas opções, e entre elas: “Prompt de Comando” e “Prompt de Comando (Admin)”. Assim, o método mais prático para abrir o prompt como adm no Windows 8 é: “Windows + X” e “depois A”. Espero ter ajudado.

    • Obrigado por contribuir! o/
      Havia testado este comando também, mas ao ver a _ abaixo de cada item pensei que, além de pressionar “Windows + X“, teria de pressionar “Alt + a” para acessar o prompt de comando, mas somente pressionando a letra “a” ele abre instântaneamente!
      Concerteza é uma ótima sugestão! Adicionei ela ao POST e dei os devidos créditos.
      Um abraço!

  2. Olá Eduardo, tento executar um programa no meu windows 8, mas não atualiza, liguei no suporte desse programa e eles me informaram que devo tirar permis
    são, poderia me ajudar nessa questão?

    • Marcos, posso tentar ajudar sim.
      Qual o nome do programa? Quando o erro acontece? Pelo que entendi, o programa abre, mas ao atualizar dá erro, isso? Pode tirar um print screen com a mensagem de erro ou transcrevê-la aqui?
      Um abraço!

Comentar

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s