Android Virtual Device Manager (AVD Manager) não abre

Android VDM

Ao adicionar uma nova VM no Android VDM no Windows 8 x64, ele mostrou a mensagem “não respondendo” do Gerenciador de Tarefas do Windows e acabei fechando de forma forçada o processo. Após tentar abrir o Android VDM pelo Eclipse novamente, ele havia deixado de abrir!

Desinstalei o Eclipse, Java SDK, Android SDK; usei CCleaner e MV Reg Clean para remover entradas do registro e reinstalei tudo do zero… e nada!

Mas pude resolver isso. Ao criar uma VM, o Android VDM salva as configurações dela em C:\Users\[nome_do_usuário\.android. Delete este diretório e tente abrir o Android VDM novamente (Ele pode ser aberto manualmente no local onde você instalou o Android SDK, geralmente em C:\Program Files (x86\Android\android-sdk).

Se mesmo após deletar o diretório o problema continua, verifique se:

  • O Eclipse está na versão mais atual? (no momento que escrevo, a versão mais atual é a 4.2.1. Após a instalação, clique em Help > Check for updates).
  • O Eclipse que você está usando é o correto para o seu sistema operacional? Se você usa o Windows x64, você precisa instalar o Eclipse x64. Agora, se você usa Windows 32-bits, você precisa instalar o Eclipse de 32-bits. Na página de downloads do Eclipse você possui a opção de escolher a versão que deseja usar. Tenha certeza de escolher a correta! Caso não saiba se o Windows que você possui é 32 ou 64 bits, pressione Windows + Pause Break e veja em Tipo de Sistema a arquitetura do seu sistema operacional.
  • Você possui o Java SDK instalado corretamente? Caso possua Windows x64, você precisa possuir ambas versões do Java SDK instalada no micro, tanto a versão de 32 quanto a de 64-bits. Isso por que o Eclipse necessita do JDK x64 (se ela não estiver instalada, o Eclipse retorna o erro “Failed to load JNI shared library“), e o Android SDK usa a versão JDK de 32-bits. No momento que escrevo, a versão mais recente é a 7u10 que pode ser adquirida em  http://www.oracle.com/technetwork/java/javase/downloads/index.html. Caso o seu computador seja 32-bits, apenas a versão de 32-bits é necessária. (Tenha certeza de estar usando o Eclipse 32-bits, ok?)
  • Você possui a versão mais recente do Android SDK instalada? No momento que escrevo, a versão r21 é a mais recente e pode ser encontrada em http://developer.android.com/sdk/index.html (clique em Use an Existing IDE). Antes de instalá-la, é necessário instalar o Java SDK (leia item acima).
  • Você possui a versão mais recente do Android ADT para o Eclipse? Caso você sequer a possua instalada, abra o Eclipse, entre no menu Help > Install new software e na caixa de Endereços digite https://dl-ssl.google.com/android/eclipse/ Ele procurará as atualizações. Selecione a caixa Developer Tools e continue. Caso já a possua instalada, leia a dica #1 (o Eclipse também procura atualizações para seus plug-ins quando verifica por novas versões do Eclipse).

Se mesmo após estas verificações o problema persiste, há algumas alternativas. Pressione Windows + Pause Break e clique em Configurações avançadas do sistema.

ScreenShot009Entre na aba Avançado e clique em Variáveis de Ambiente….

Em Variáveis do sistema, dê dois cliques em Path e adicione dois diretórios:

C:\Program Files (x86)\Android\android-sdk\tools;

C:\Program Files (x86)\Java\jdk1.7.0_10\bin

Veja que separamos os diretórios com ;

O local de instalação do Android SDK pode mudar de acordo com o diretório que você selecionou no instalador! Verifique se o diretório existe antes de adicioná-lo!

Para o Java, a mesma ideia vale. Mas lembrando que devemos adicionar a versão do Java SDK de 32-bits, por que esta variável é lida somente pelo Android SDK. Lembrando que no futuro as versões do Java podem ser atualizadas, e o diretório, ao invés de jdk1.7.0_10 pode ser outro, assim como o local de instalação (principalmente se você o instalou em um diretório diferente do padrão!). Novamente avisando: Verifique se o diretório existe antes de citá-lo na variável Path!

Adicionando diretórios permanentemente na variável %Path% do Windows

Agora, clique em Novo…

Em Nome da variável, digite JAVA_HOME e em Valor da variável escreva o nome do diretório onde o Java SDK de 32-bits está instalado (geralmente C:\Program Files (x86)\Java\jdk1.7.0_10. Lembre-se que pode ser diferente dependendo da versão do JDK instalada ou caso você tenha mudado o diretório de instalação padrão!).

Criando a variável JAVA_HOME nas Variáveis de Ambiente do sistema.

Agora, abra o diretório onde o Android SDK está instalado (geralmente C:\Program Files (x86\Android\android-sdk). Nele, crie dois diretórios:

add-ons

platforms

Caso eles existam, pode deletá-los.

Agora, entre no diretório Tools. Dê botão direito no arquivo android.bat e procure pela linha:

set java_exe=

Precisamos adicionar o diretório onde o Java SDK está instalado:

set java_exe=%JAVA_HOME%

Bem, é isso! A partir daqui, o Android VDM deve abrir normalmente! Tenha paciência ao adicionar uma nova VM, é um processo que pode demorar um pouco!

Se estiver com problemas para editar o arquivo android.bat, copie-o para a Área de trabalho, edite-o lá e depois substitua o arquivo editado pelo antigo no diretório do Android SDK. Provavelmente este erro ocorre por que o arquivo está definido como somente leitura!

No Eclipse, entre em Windows > Preferences.  Na barra lateral esquerda, entre em Android e verifique se o diretório do SDK está correto (se estiver inválido, mostrará uma mensagem de erro informando e a lista estará vazia).

ScreenShot012

Você pode abrir o Android VDM no menu Window ou manualmente no diretório onde o Android SDK está instalado.

Referências:

Android SDK and AVD Manager does not launch on Windows 7 x64 – Stack Overflow

About these ads

Um pensamento sobre “Android Virtual Device Manager (AVD Manager) não abre

Comentar

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s