Melhorando o desempenho do Windows XP

Apesar do Windows XP ser leve, podemos desabilitar alguns recursos para que rode da forma mais fluída possível e de acordo com nossas necessidades.

Este post foi escrito especialmente para computadores antigos, que possuem um desempenho muito baixo com o Windows XP instalado.

Desabilitando Efeitos visuais desnecessários e aumentando a Memória virtual

A aparência do Windows XP, apesar de simples, é atraente e realmente leve. Mas podemos diminuir alguns efeitos para rodarmos o Windows da forma mais leve possível.

Pressione as teclas Windows + Pause Break (ou dê botão direito em “Meu computador” e selecione Propriedades) e, na aba Avançado, em Desempenho, clique em Configurações…

Recomendo deixar habilitado apenas:

  • Usar tarefas comuns em pasta (caso elas sejam importantes para você),

Caso o Visual do Windows XP seja importante, você pode deixar habilitado:

  • Usar Estilos visuais em janelas e botões (Apenas se o visual do Windows XP é importante para você. Recomendo desabilitá-la, assim obterá o visual do Windows Server 2003!).
  • Usar sombras subjacentes para rótulos de ícones na Área de trabalho (necessário apenas se você usa um papel de parede! Se você não usa, não sentirá falta),

Desabilitando efeitos visuais no Windows XP (voltando ao tema clássico)

Ao lado da aba Efeitos visuais, entre na aba Avançado. Em Memória Virtual, clique em Alterar. Mude o valor atual para 512 e clique em Definir. Precisamos aumentá-la para podermos instalar o Adobe Reader, por exemplo, no qual o instalador necessita de muita RAM para funcionar e a Memória Virtual “mente” para ele dizendo que possuímos RAM suficiente para continuar a instalação.

Caso o valor seja igual ou superior a 512, não precisa mudar!

Memória Virtual no Windows XPAgora, dê botão direito na Área de trabalho e selecione Propriedades. Entre na aba Aparência, mantenha marcado apenas o último item, “Ocultar sublinhados para navegação do teclado […]“.

Removendo Efeitos Visuais do Windows XP

Podemos voltar a usar o Menu iniciar clássico, que apresenta mais itens e é mais leve que o que acompanha o Windows XP por padrão. Para isso, dê botão direito no Menu iniciar e selecione Propriedades. Abrirá uma nova janela. Nela, entre na aba Menu ‘Iniciar’ e selecione a última opção (Menu ‘Iniciar’ clássico) e clique em OK.

Voltando a usar o Menu iniciar Clássico

Removendo programas da iniciação

O Windows permite que os programas instalados possam iniciar quando o computador inicia. Isso é bom no caso do Antivírus, no qual é preciso estar rodando todo o tempo.

Mas há programas que não são críticos e que são iniciados com o computador no qual apenas tomam espaço. Não usamos ele toda a vez que usamos o computador, então é seguro removê-los da iniciação e abri-los apenas quando necessário.

Para isso, abra o Menu iniciar > Executar… e digite msconfig e pressione <ENTER>.

Entre na aba Iniciação de programas e remova todos os programas desnecessários. Recomendo deixar apenas o Antivírus ou MSN (se o usa sempre).

a1

Desabilitando Serviços desnecessários

Serviços são processos que rodam em segundo plano e que dão suporte a funções do Windows XP que precisam estar ativas todo o tempo para funcionar. Por exemplo: Para o Autoplay funcionar, é necessário que o serviço Shell Hardware Detection esteja rodando. Ele verifica as portas USB e o drive de CD/DVD todo o tempo e, caso uma mídia seja inserida, mostra funções que podem ser executadas com ela.

Desabilitando serviços diminuímos a sobrecarga do Processador e o Uso da memória, o que melhora a performance.

Podemos desabilitar ou mudarmos para manual (executados apenas quando o Windows chama):

Wireless Zero Configuration: Obtém dados da rede sem-fio. Se você conectou seu computador por cabo ou por modem, desabilite este serviço.

WebClient: Usado pelo Windows Update para baixar atualizações. Mude o serviço para Manual. O Windows executará o serviço quando necessário.

Themes: Caso esteja usando o Tema clássico do Windows, este serviço pode ser desabilitado.

Terminal Services: Ao menos que o computador esteja conectado a um servidor Windows, desabilite este serviço. Ele dá acesso remoto ao servidor.

Telephony: Usado por programas como Skype para realizar chamadas a longas distâncias. Ao menos que você deseja realizar chamadas, este serviço pode ser desabilitado.

TCP/IP NetBIOS helper: Necessário para acessar outros computadores na rede e para ingressar em um domínio. Ele dá “nome” para cada computador na rede. Se você não está conectado a uma rede corporativa ou não pretende acessar outros computadores na rede (ou possui apenas este computador em casa), este serviço pode ser desabilitado.

Após desabilitá-lo, precisamos remover seu suporte na placa de rede do computador (se você tiver mais de uma, precisa repetir o processo em todas). Para isso, abra Conexões de rede no Painel de Controle e dê duplo-clique no adaptador de rede.

Na lista, procure por Internet Protocol (TCP/IP) e dê duplo-clique. Na nova janela que se abrir, clique no botão Avançado. Após isso, entre na aba WINS e selecione a opção Desativar NetBios sobre TCP/IP.

Desabilitando suporte ao NetBios no Windows

Smart Card: Usado para ler cartões de crédito, um recurso de segurança adicional ao acessar sites de bancos ou para usar NFe (Nota Fiscal Eletrônica). Apenas se a prestadora de serviços lhe proveu um Leitor de cartão inteligente ou você possuí um, deixe este serviço habilitado. Caso contrário, desative.

leitor-e-gravador-smart-card-e-cpf-e-cnpj-e-nf_MLB-O-237742257_9637Shell Hardware Detection: Necessário para que o AutoPlay funcione. Desabilitando este serviço, não aparecerá mais a janela perguntando o que você gostaria de fazer. Pode ser desabilitado, mas é um recurso interessante, principalmente para quem está começando a mexer no computador, por que reuni todas as operações que a pessoa possa querer executar (como ver ou copiar fotos).

autoplay-windows-xp

Security Center: Controla a Central de Segurança do Windows e verifica se o computador possui uma solução de Antivírus instalada e se o Firewall está ativo. Pode desabilitar o serviço, já que nesta configuração não usaremos antivírus e este aviso é desnecessário.

Secondary Logon e Fast User Switching Compatibility: Serviços necessários caso você use a função “Logoff” do Windows e possua mais de um usuário no computador. Ele “salva” tudo o que o usuário estava fazendo, permitindo que outra pessoa possa acessar o Windows com outro usuário e senha sem que a outra pessoa perca tudo o que estava fazendo. Se você possui apenas um usuário usando o computador, desabilite este serviço.

Routing and Remote Access: Usado para acessar recursos do Servidor de uma empresa de outro computador, como de casa. Se você não acessa seu computador da empresa de casa, desabilite este serviço.

Remote Registry: Usado por Administradores de rede para que possam realizar alterações no registro do Windows em lote, ou seja, em diversos computadores de uma rede. Se você não está ingressado em um domínio, desabilite este serviço por questões de segurança (evitar que pessoas má-intencionadas mude configurações do teu computador pela Internet).

Print Spooler: Necessário apenas se o computador usa serviços de impressão ou possui uma impressora instalada. Caso contrário, desabilite este serviço.

Message Queuing e Message Queuing Trigger: Está caindo em desuso e sendo substituído por Web Services. Ele é um “MSN” corporativo para mensagens instantâneas, mas entre computadores, não com pessoas. Por exemplo: Um equipamento hospitalar pode estar conectado a um servidor Windows Server e informar todo o tempo o estado do paciente, em tempo real, sem usar muitos recursos de rede, através do Message Queuing. Ele não é necessário para o funcionamento do MSN ou programa algum, apenas para equipamentos certificados para o Serviço, que dificilmente é usado por nós, meros usuários domésticos. Desabilite este serviço.

Infrared Monitor: Necessário apenas se você possuí dispositivos infravermelhos conectados ao computador. Hoje todos os dispositivos se comunicam por Bluetooth, sendo que o Infravermelho limita-se a poucos dispositivos, como Controles remotos. Você saberá se possuí um dispositivo infravermelho no computador ou não. Desabilite o serviço caso não possua.

Index Service: Verifica em tempo real todos os arquivos que são adicionados ao computador e o adiciona a um índice. Quando buscamos por arquivos no computador, ele procura neste índice, mostrando o resultado quase que instantaneamente. Por usar muito do disco rígido e memória, desabilite este serviço. As buscas serão mais lentas, mas o disco rígido e a memória RAM agradecem.

Help and Support: Necessário para que o serviço de Ajuda e Suporte do Windows funcione. Mude o serviço para Manual e o Windows chamará o serviço apenas quando a pessoa abrir a Central de ajuda e suporte.

Relatório de Erros do WindowsError Reporting and Service: Mostra as mensagens de erro “Este programa deixou de funcionar corretamente e precisa ser fechado” e pergunta se você deseja enviar um Relatório de Erros para a Microsoft. Os Relatórios de Erros ajudam a Microsoft a verificar os problemas mais recorrentes dos usuários do Windows e a ajuda a procurar soluções para os mesmos, mas não é essencial e apenas consome recursos. Seja bonzinho e ajude a Microsoft, mas não em um computador antigo, OK? Desabilite o Serviço.

Após isso, pressione Windows + Pause Break (ou dê botão direito em “Meu computador” e selecione Propriedades) e, na aba Avançado, clique em Relatório de Erros e selecione Desativar. Aproveite e desmarque a caixa “Notificar-me quando ocorrem erros críticos” também, já que desabilitamos o serviço e esta função vai deixar de funcionar por completo.

Desabilitando o Relatório de Erros do WindowsComputer Browser: Mantém uma lista de todos os computadores conectados na rede em Meus locais de rede. Necessário apenas se você deseja acessar outros computadores da rede. Caso este não seja seu caso (ou possua apenas um computador em casa), pode desabilitar este serviço.

ClipBook: Se estiver habilitado, desabilite. É uma pequena barra de ferramentas que ficava no canto direito da tela e mostrava tudo o que havia passado na Área de transferência e acompanhava o Windows 98 (e descontinuado desde então). Pode ser encontrada até hoje no Microsoft Office, mas ele não utiliza este serviço para realizar este recurso.

Automatic Updates e Background Intelligent Transfer Service (BITS): Necessários apenas se você deseja usar as Atualizações automáticas do Windows. Em computadores mais antigos, atualizar o Windows apenas o deixará mais lento. Por mais triste que pareça, ás vezes é melhor continuar com o Windows desatualizado e utilizável do que atualizado e travando. Caso o computador possua pelo menos 512 MB de RAM e processador de 1GHz, atualizar o Windows pode ser interessante. Caso contrário, desabilite estes serviços.

Removendo Serviços de Rede desnecessários

Caso este seja o único computador da rede OU você não deseja compartilhar arquivos pela rede com outro computador, podemos aumentar a segurança (por desabilitar serviços que podem servir como bréchas de segurança a um invasor na internet) e melhorar a performance desabilitando serviços que vêm habilitados por padrão na nossa placa de rede.

Para podermos fazer isso, abra o item Conexões de rede em Painel de Controle. Dê duplo-clique na Placa de rede que deseja remover os serviços.

Removendo Serviços de RedePara remover um serviço na lista, apenas precisamos clicar em “Desinstalar“. Você pode remover:

Microsoft TCP/IP Version 6: O Protocolo TCP/IP v6 é a próxima versão do protocolo que possibilita acessarmos a internet. Poucos equipamentos estão preparados para o protocolo (hoje) e as operadoras brasileiras ainda não começaram a implementação do protocolo, que ainda usam a versão anterior (4). Experimente desabilitá-lo (desmarcando a caixa). Caso perca acesso a internet, basta marcar a caixa novamente e, caso não perca, este serviço pode ser removido sem problemas.

Network Monitor Driver: Usado em redes corporativas para Acesso Remoto [6]. Caso seu computador não seja membro de um domínio, pode desabilitar este serviço.

File and Printer Sharing for Microsoft Networks: Necessário para compartilhar arquivos e impressoras na rede local. Desabilite caso você não deseja usar este recurso.

Client for Microsoft Networks: Possibilita acesso a arquivos e impressoras compartilhados na rede. Desabilite este recurso caso este seja o único computador na rede ou não deseja acessar outros computadores da rede.

Melhorando a performance do Menu Iniciar

Após passarmos o mouse sobre um item no Menu iniciar, o Windows espera cerca de 0.4 segundos para mostrar o item. Podemos diminuir este tempo para 0 e o item aparece instantaneamente. Pode parecer pouco tempo, mas estes 400 milésimos dão sensação de lentidão.

Abra o Menu iniciar, selecione Executar… e na nova janela que abrir digite Regedit e pressione <ENTER>.

Abrindo o RegeditAbrirá o Editor de Registro. O Registro é responsável por guardar todas as configurações de programas e do Windows que mudamos pela Interface gráfica. Mas nem todas as opções estão disponíveis no modo gráfico, então precisamos editar por ele.

Use a barra esquerda e entre na Subchave:

  • HKEY_CURRENT_USER
    • Control Panel
      • Desktop

Procure pelo valor MenuShowDelay, dê dois cliques nele e mude o valor de 400 para 0.

Diminuindo o tempo que os menus aparecem no Menu iniciar

Diminuindo o tempo de Desligamento do Windows

Podemos diminuir o tempo de desligamento do Windows pelo Editor de registro forçando a todos os processos fecharem em apenas 1 segundo (por padrão, o Windows espera 20 segundos).

Diminuindo o tempo, precisamos estar atentos para, por exemplo, salvarmos um documento no Word! Se mandarmos desligar o Windows com um documento não-salvo, ele pode ser perdido, por que a mensagem para salvar aparecerá mas sumirá após 1 segundo.

Para forçarmos o fechamento, abra o Menu iniciar > Executar… e digite regedit na caixa e pressione <ENTER>.

Abrindo o RegeditCom o Editor de Registro aberto, navegue até a chave:

  • HKEY_CURRENT_USER
    • Control Panel
      • Desktop

 Nela, procure pelos valores abaixo e mudo-as para:

AutoEndTasks: 1

HungAppTimeout: 1000

WaitToKillAppTimeout: 1000

Com isso, todos os processos serão forçados a desligar (AutoEndTasks) e o Windows esperará apenas 1 segundo para fechar o processo de forma forçada caso ele se negou a encerrar.

Após isso, precisamos mudar o valor de WaitToKillAppTimeout para 1000 (1 segundo) nas Subchaves:

  • HKEY_LOCAL_MACHINE
    • SYSTEM
      • ControlSet001
      • ControlSet003
      • CurrentControlSet

Atualizar o DirectX e drivers

O DirectX é responsável por processar áudio e vídeo no Windows. Mantendo ele atualizado, você se certifica que os jogos e programas de edição de imagem e vídeo funcionarão na melhor performance possível.

Mesmo que você não use programas de edição ou jogos, até mesmo para ver vídeos ou DVDs no computador precisamos do DirectX.

Você pode obter o instalador do DirectX em: http://www.microsoft.com/pt-br/download/details.aspx?id=35

Recomendo você executar o instalador a cada 6 meses. O DirectX vive recebendo atualizações que não são distribuídas no Windows Update, por isso, precisamos instalá-las manualmente.

Outro modo de melhorar o desempenho é atualizando os drivers, principalmente os de vídeo e Controlador IDE. Para atualizar drivers, recomendo a leitura do post Instalando/Atualizando drivers no Windows.

Removendo programas desnecessários

Remover programas é importante. Mantendo apenas os programas que você usa, você diminui a sobrecarga no processador e memória com programas desnecessários (isso ocorre por que alguns programas continuam executando em segundo plano).

Para desinstalar programas, entre no Menu iniciar > Painel de Controle > Adicionar/Remover Programas.

Removendo Ask do NavegadorCaso seu computador seja compartilhado, recomendo você estar ao lado da pessoa que usa o computador com você e vocês dois analisem o que pode ficar e o que pode remover.


1. Network Monitor Driver – MSDN – http://msdn.microsoft.com/en-us/library/aa939472(v=winembedded.5).aspx

About these ads

Comentar

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s